Depressão
Para além das manifestações motoras e declínio cognitivo na DP, pode-se assistir a um estado depressivo nos pacientes e que afeta profundamente suas vidas. A depressão é o distúrbio neuropsiquiátrico mais comum na doença de Parkinson, ainda que não se conheçam totalmente as suas especificidades.
Depressão que se pode estender por semanas ou alguns anos mas que podem ocorrer em qualquer momento da doença. Por outro lado, 2/3 dos pacientes com DP avançada em que apresentam flutuações motoras têm variações do humor. Estas flutuações podem ocorrer várias vezes ao dia podendo ser dramáticas (mudança súbita de um estado suicida para um estado de euforia) e podem ser mais incapacitantes do que as próprias variações motoras.
Os doentes de Parkinson com historial de depressão têm maior risco de desenvolver um estado depressivo. Por outro lado, a história familiar e a duração da doença não aumentam o risco de depressão.
Isto porque se dá uma interrupção das redes neurais importantes implicadas no entendimento de frases, pois as regiões encefálicas que integram esses processos são menos ativadas durante a compreensão gramatical nos pacientes com DP .
Normalmente, a depressão na doença de Parkinson começa por expressar-se como tristeza, mudança repentina do estado de ânimo, irritabilidade, pessimismo e baixa auto-estima. Os sintomas de ansiedade, os pacientes com depressão e DP tinham menos tristeza, anedonia (perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos), sentimentos de culpa, e perda de energia, entretanto mais problemas de concentração do que aqueles que tinham apenas depressão.
Encontram-se duas formas clínicas de depressão:
- associada a maior número de queixas somáticas (distúrbios do sono, fadiga matutina), correspondendo à depressão mais severa;
- exibindo menos manifestações somáticas, sendo frequente apatia e lentificação.
A depressão reduz a qualidade de vida independentemente dos sintomas motores, existindo evidência de ser sub-diagnosticada e sub-tratada.
Referências Bibliográficas
Parkinson`s disease - Diagnosis and Clinical management ,Stewart, A., Factor, W. J. ,2008
A fisiopatologia da atenção na doença de Parkinson, Retrieved .Pinheiro, G. B ,2007.