Este site foi criado com o objetivo de fornecer informação sobre a doença de Parkinson ao nível do diagnóstico, tratamento, entre outros. Mas acima de tudo, pretende-se dar uma mensagem de esperança àqueles que sofrem desta enfermidade e seus cuidadores, no sentido de tomarem conhecimento de
terapias e estratégias que melhoram consideravelmente a qualidade vida.
As doenças neuro-degenerativas têm como característica primordial, a disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC) relacionada com a morte gradual de neurónios e com a diminuição da capacidade cognitiva de forma progressiva e irreversível. A maior parte das doenças degenerativas do sistema nervoso são transmitidas geneticamente, com herança dominante ou recessiva.
Baseado em: www.cafeesaude.com.br/cafeesaude/doencas_neuro.htm
Nesta classe de doenças neurológicas degenerativas, encontra-se a Doença de Parkinson (DP) que segundo a Associação de Doentes de Parkinson Portugueses afeta, atualmente, 18 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que em 2025 poderão ser de 34 milhões. Foi inicialmente descrita por James Parkinson em 1817 como sendo uma desordem progressiva do movimento, que atua na degeneração dos neurónios secretores de dopamina nos gânglios da base, estruturas que exercem o controlo e equilíbrio na transmissão de sinais nervosos dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral e que ativam a função motora muscular.
Defebre, L. V. (2011) La maladie de Parkinson